segunda-feira, 30 de maio de 2011

Transporte através da membrana‏

                                   TRANSPORTE ATRAVÉS DA MEMBRANA sem imagens
A) Transporte Passivo: Denominamos transporte passivo a todos os casos em que tanto o solvente como o soluto atravessam uma membrana semipermeável seguindo um sentido favorável de concentração (do meio de maior concentração para o de menor concentração) sem ocorrer gasto de energia.

1. Difusão: É a passagem do soluto de um meio mais concentrado (hipertônico) para um meio menos concentrado (hipotônico). A difusão pode ser simples (substâncias inorgânicas) ou facilitada (substâncias orgânicas). Na difusão facilitada as proteínas carregadoras possuem um papel importante no transporte de substâncias  através da membrana.

                                        

2. Osmose: É a passagem de solvente de um meio menos concentrado (hipotônico) para um meio mais concentrado (hipertônico).
                                               
Obs: Tipos de osmose:
1)       Plasmólise: Perda de água pela célula com diminuição do volume celular. Esse fenômeno nas hemácias é chamado de crenação.
2)       Deplasmólise: Regressão da plasmólise, com retorno da célula ao seu volume normal.              
                                                        
3)       Turgência: Aumento do volume celular por absorção de água.
4)       Plasmoptise: Ruptura da célula por entrada excessiva de água.  Esse fenômeno nas hemácias é chamado de hemólise.
                                   
B) Transporte ativo: Denominamos transporte ativo a todos os casos em que o soluto atravessa a membrana semipermeável seguindo um sentido desfavorável de concentração (hipotônico para hipertônico). Neste caso ocorrerá o consumo de moléculas energéticas. Exemplo: bomba de sódio e potássio. A concentração de íons sódio no meio extracelular é bem maior do que à concentração no meio interno. Enquanto isto a concentração de íons potássio é bem maior no meio interno do à concentração do meio externo. Observe as figuras abaixo:
ü  Resumo dos Transportes através da Membrana
          
TRANSPORTE EM BLOCO
A) Endocitose: É o englobamento de partículas por envolvimento e captura pela membrana. Podendo ser partículas sólidas (fagocitose) ou partículas líquidas (pinocitose). Grandes partículas não atravessam livremente a membrana, sendo primeiro englobadas por ela, depois digeridas com o auxilio dos lisossomos, e só então indo fazer parte do citoplasma. Se houver resíduos da digestão, eles serão excretados pela célula. Inicialmente há um contato entre a membrana e o alimento. A membrana emite projeções (pseudópodes) que envolvem o alimento e o incluem num vacúolo, uma bolsa membranosa denominada fagossomo (sólida) ou pinossomo (líquida). Aderem ao vacúolo um ou vários lisossomos, que lançam nele sucos digestivos, tornando-o um vacúolo digestivo. O alimento é digerido e as substâncias resultantes difundem-se para o hialoplasma. Havendo resíduos não digeridos, o vacúolo migra para a membrana e os expele.

B) Exocitose: É a eliminação de resíduos pela célula. O processo é chamado de clasmocitose ou defecação celular.
                       
DOWNLOAD _ com iamgens
Baixe TRANSPORT...doc (1646,5 KB)
TRANSPORT...doc
Baixar(1646,5 KB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário